Super FOG Vs. Sonic The Hedgehog 2

Primeiramente, Sonic Mania já foi lançado, estão se divertindo com o jogo? 🙂 Aguardem pelas minhas impressões no final dessa maratona.

Introdução: Ahhh… Sonic 2… como não olhar para esse jogo de uma forma que não seja nostalgica e puramente lúdica? Como falar de uma forma tão técnica e sisuda sobre o jogo mais importante da minha vida? (Sim! Mais importante que SMW ou qualquer jogo da Nintendo que você possa mencionar) Prefiro apenas pensar na sensação de honra que é analisar o jogo onde tudo começou para mim.
Depois do hit que se tornou Sonic The Hedgehog, uma sequência era praticamente inesperada, porém, diferente do primeiro jogo, Sonic 2 foi totalmente desenvolvido nos Estados Unidos pelo Sega Technical Institute, mas ainda sob a direção de Yuji Naka, embora o ciclo de desenvolvimento tenha sido tão conturbado quanto o do primeiro (afinal, uma empresa japonesa estava confiando na subsidiária estrangeira para a sequência de um dos seus jogos mais bem sucedidos), o produto final ficou excepcional e se tornou um dos jogos mais marcantes de toda a franquia.

A mão-amiga: Após salvar a South Island do maquiavélico Dr. Robotnik, Sonic parte para a Westside Island onde o vilão está preparando a sua volta, mas dessa vez Sonic terá a ajuda de Miles “Tails” Prower, uma raposa de duas caudas que seguia Sonic durante o começo de sua nova aventura. Tails foi criado com a proposta de permitir que um segundo jogador conectasse um segundo controle e ajudasse o jogador 1 a completar as fases, recurso esse que pode ser encontrado até em alguns dos Sonic modernos.

Sete do poder: Através de novos special stages, que agora se passam em um túnel dimensional onde o objetivo é coletar argolas e desviar de bombas, Sonic deve coletar SETE Chaos Emeralds, uma a mais que no antecessor, para poder se transformar no novíssimo Super Sonic, colete 50 argolas em qualquer fase e ganhe invencibilidade e super velocidade pelo custo de uma argola por segundo. Inspirado nos super saiyajins de Dragon Ball, Super Sonic se tornou um padrão forte na série.

Menos atos, mais fases: O número de acts em cada fase caiu para dois, o que foi compensado com um aumento de fases únicas, os 10 estágios da aventura vão garantir seu lugar na poltrona por horas! Agora um breve recap de todas as fases.

Emerald Hill Zone: Introduziu as pontes espiraladas e os túneis secretos, está ainda mais dinâmica e veloz que a primeira Green Hill.

Chemical Plant: A favorita da fanbase, cheio de rotas, molas, speed boosters que permitiam que Sonic corresse a ponto de quebrar a câmera do jogo e a infame água roxa onde eu já perdi muitas vidas.

Aquatic Ruin: A recompensa das rotas mais altas é não tocar na água em nenhum momento dos dois acts.

Casino Night: Quando programadores japoneses do jogo decidem conhecer Las Vegas em um dia de folga, esse estágio nasceu, junto com outro padrão em jogos do Sonic: Jogatina de azar :v

Hill Top: Azul, magma e terremotos.

Mystic Cave: Essa fase não tem coisas tão memoráveis quanto as outras, mas muitos a odeiam por causa de uma “armadilha” da qual nem o Super Sonic pode escapar, o buraco. Para aqueles que jogarem a remasterização para celulares, essa armadilha foi substituída por uma surpresa, confiram.

Oil Ocean: Alguém já imaginou o que poderia acontecer se caísse alguma chama naquele oceano de petróleo?

Metrópolis: Asterons, Shellcrackers e Slicers, a única fase com 3 acts é uma aula de onde NÃO posicionar inimigos.

Sky Chase: Persiga a aeronave de Robotnik em cima das asas do seu avião, dá pra se mover para qualquer direção e pular para atacar inimigos que aparecem de surpresa na tela.

Wing Fortress: Estamos quase lá, persiga Robotnik pelas pontes, asas e hélices de sua massiva aeronave de carga. E não se esqueça da vida extra na cabine do piloto.

Death Egg: Apenas alguns passos e prepare-se para os chefes finais mais tensos de todo o histórico de Sonics 2D. Venceu? Regojize sua conquista vendo o Tails te salvar no ar com o avião. Se você coletou todas as chaos emeralds, Super Sonic descerá dos céus.

Vamos jogar de dois? Não é apenas para controlar Tails que o jogador 2 é chamado, o jogo conta com um simples, porém extremamente divertido, modo para 2 jogadores onde ambos competem para ver quem termina a fase primeiro. Tela dividida? Por que não? Mesmo com a tela cortada na horizontal, era possível para ambos verem a fase toda, e os monitores de itens contam com itens secretos que você só descobrem ao abrí-los, adicionados dos exclusivos teletransporte, que troca os jogadores de lugar, e a careta do Robotnik que te causa dano. Os jogadores podiam escolher entre Emerald Hill, Casino Night e Mystic Cave, que tinham músicas exclusivas para esse modo.

Falando das músicas: Temos mais uma vez o excelente trabalho de Masato Nakamura na trilha sonora, trazendo músicas ainda mais memoráveis e o icônico tema de final baseado em uma música de sua banda, Dreams Come True.

Veredito: Foi uma tremenda honra, porém difícil, fazer um review de Sonic 2 sem me apegar à nostalgia, mas digo com muita satisfação que ele é um dos meus jogos favoritos de todos os tempos e também o favorito de muita gente. Não à toa ostentou o título de jogo mais vendido do Mega Drive em todo mundo, com cerca de 6,5 milhões de cópias vendidas em todo mundo, cada única delas merecida com vigor, o jogo é extremamente divertido, contagiante, acessível e fantástico.

score100

 

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Um pensamento sobre “Super FOG Vs. Sonic The Hedgehog 2

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