Super FOG vs. Sonic Mania

Introdução: Há um ano atrás, quando esse jogo foi revelado, eu não sabia exatamente quais reações manifestar primeiro, nostalgia, euforia, um maremoto de expectaticas, algo que ninguém estava esperando surgindo em meio as comemorações do 25º aniversário da franquia Sonic The Hedgehog (onde também foi anunciado Sonic Forces) e que rapidamente se tornou o meu jogo mais esperado de 2017 e o que me prontificou a comprar um PS4 só para estar pronto para essa ocasião (porque eu gosto de consoles). Cada momento mágico, que só quem é fã de Sonic das antigas vai experimentar à cada estágio completado, os milhares de referências do passado da Sega espalhados por todos os cantos… Eu já estava com a fé muito forte nesse jogo, e quando eu finalmente o joguei por 8 horas ininterruptas no dia do seu lançamento eu posso vir aqui e concluir que Sonic Mania é o meu GOTY de 2017!! Melhor que BotW, melhor que NieR e até melhor que Super Mario Odyssey que só lança em outubro, hahahahahahahahah.
By the Mania. For the Mania: Começou com uma idéia de Christian Whitehead, o programador australiano que remasterizou Sonic CD, 1 e 2 para celulares, que dessa vez queria trabalhar em um jogo original seguindo o estilo do Mega Drive, ele desenvolveu e apresentou para a Sega um protótipo chamado Sonic Discovery, que continha uma Studiopolis totalmente funcional, o chefe da Sonic Team, Takashi Iizuka, deu luz verde para o projeto e ainda sugeriu que o nome fosse alterado para Sonic Mania, nascendo assim um projeto oficial da Sega feito por fãs para os fãs! Outros nomes integrados ao time incluem Simon Thomely, da Headcannon, conhecido por “Stealth” na comunidade de hacks do Sonic por ter desenvolvido ports funcionais de Sonic 1, 2 e 3 para o Nintendo DS, que a Sega posteriormente lançou com o nome de Sonic Classic Collection. E para o departamento sonoro, o português Tee Lopes, que colaborou com remixagens dos temas de Sonic para o projeto S2HD e diversas composições originais para jogos do estúdio indie Pagoda West Games, que também colaborou com o desenvolvimento do jogo. Um projeto totalmente encabeçado por fãs veteranos do ouriço azul da Sega, era como um sonho se tornando realidade!

A história: Sonic e Tails descobrem um estranho sinal de energia vindo da Angel Island e partem para investigar, no entanto os capangas de Robotnik chegam primeiro e recolhem um artefato chamado Phantom Ruby, uma pedra com o poder de manipular a realidade, essa pedra é usada para enviar Sonic, Tails e Knuckles, que estava por perto tentando desfrutar a paz na sua ilha, através do tempo e espaço, e também transforma os cinco Eggrobos sem nome que recolheram a pedra nos Hard-Boiled Heavies, tornando-se os robôs de elite do Robotnik para deter o trio de protagonistas.
A aventura consiste de oito fases clássicas totalmente redesenhadas e quatro fases inéditas onde quase sempre os estranhos poderes do Phantom Ruby são os responsáveis por enviá-los até lá.

Green Hill: Um marco indispensável da série, que agora combina elementos de design de todas as iterações futuras dessa icônica fase.

Chemical Plant: Ainda mais veloz, mais industrial e mais quimica, a nova Chemical Plant incorpora elementos da Wacky Workbench e de um certo jogo que estrela o nosso malvado favorito.

Studiopolis: A fase símbolo do jogo cuja música você certamente já deve ter ouvido centenas de vezes. Um gigantesco estúdio de TV brilhante, colorido e explodindo com referências da Sega do começo do act 1 até o final do act 2!

Flying Battery: Os tetos magnéticos te atraem quando você está usando um escudo relâmpago, além de toda a velocidade da fase original estar aqui em força total.

Press Garden: Após derrubar a gráfica de propagandas do Robotnik, contemple a beleza resplendorosa desse estágio de gelo.

Stardust Speedway: Explore essa releitura da fase mais popular de Sonic CD, que empresta algumas características da Marble Garden no primeiro act e traz a melhor batalha contra o Metal Sonic no segundo act.

Hydrocity: Controlar os níveis de água, andar de barcos, e ensinar o Robotnik a não esquecer as chaves do eggmobile no contato são os maiores destaques dessa releitura.

Mirage Saloon: Perseguição aérea com Sonic e Tails, perseguição terrestre com Knuckles, um dos melhores estágios de deserto já criados para um platformer.

Oil Ocean: Dá para usar um escudo de fogo para queimar o óleo!! Apenas não ponha fogo em tudo, ou a fumaça asfixiante do segundo act te sufocará argola por argola.

Lava Reef: Voltando com trejeitos da Marble Zone e Quartz Quadrant, está ainda mais veloz e ainda mais em chamas! Jogando com Knuckles no act 2 é possível enfrentar um chefe diferente.

Metallic Madness: Scrap Brain, Metropolis, Launch Base e Death Egg misturadas num liquidificador, assim como a versão original dessa fase, só que sem as plantas e animais do futuro bom.

Titanic Monarch: O robô gigante construído por Robotnik e energizado pelo Phantom Ruby, percorra as entranhas labirinticas desse gigante de metal e salve o mundo mais uma vez.

Egg Reverie: Coletou todas as esmeraldas? Então prepare-se para o round 2 dessa batalha dentro dessa dimensão bizarra criada pelo Phantom Ruby, acessível somente com o Sonic.

Os novos especiais e bônus: Os novos estágios especiais, acessados através de argolas secretas como em Sonic 3, misturam os conceitos de Sonic CD e Knuckles Chaotix, onde você deve perseguir um ovni carregando a esmeralda do caos enquanto coleta esferas para aumentar sua velocidade e argolas para aumentar o seu tempo, a dificuldade deles é na medida, onde você deve decidir entre priorizar a velocidade e o tempo.
Nos postes de checkpoint residem os novos bônus que consistem nos Blue Spheres do Sonic 3, que combina designs do jogo original e outros designs completamente novos, complete-os para obter medalhões de prata, ou de ouro para um Perfect, e destravar extras.

Replay: Se pensa que o jogo se resume somente a aventura principal, está redondamente enganado, Sonic Mania é recheado de extras que adicionam toneladas de valor replay. Confie em mim, você vai jogar esse jogo por muito tempo! Temos um multiplayer de corrida no melhor estilo do Sonic 2, um Time Attack com leaderboards para você praticar seus melhores tempos, destraváveis que incluem um D. A. Garden para você escutar suas músicas favoritas, o Blue Sphere do Sonic 3&K pra você jogar livremente nos infinitos mapas gerados aleatoriamente. E além disso, alguns modos para uso no jogo sem salvar, como escolher a habilidade do Sonic entre o Super Peel-Out do Sonic CD, o Insta-Shield do Sonic 3 ou manter o novo Drop Dash do Mania, um modo & Knuckles pra você jogar com Sonic & Knuckles, Tails & Knuckles ou mesmo Knuckles & Knuckles!! Por último tem até o Debug mode pra você fazer coisas estúpidas com objetos e terminar fases antes. Coisa para fazer é o que não falta nesse jogo.

Veredito: Sonic Mania é um passeio no tempo por aquilo que fez do Sonic o ícone que ele é hoje, feito sob medida para acertar todos os pontos para fãs de longa data. Jogadores novos também vão se divertir bastante com o jogo, mas vão deixar passar 90% das referências com as quais o jogo é recheado e deixar passar muitos momentos mágicos do jogo, assim como eu espero que esses novos jogadores um dia se interessem pelos clássicos que inspiraram Sonic Mania. No mais, se esse review não o convencer, o próximo certamente vai 😉

score100

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Super FOG vs. Sonic Mania

  1. Pingback: Maratona Sonic Mania!! – Super FOG vs.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s