A derrota NÃO me fortalece

Hoje é mais do que um daily blog, mas também a tentativa de um jogador rabugento de Smash passar um pouco de conhecimento para vocês sobre como lidar com a derrota em eventos competitivos de videogame.

Estou escrevendo este texto diretamente de Pinhais, Paraná, onde está ocorrendo o Treta Championship Series 2018, maior campeonato de jogos de luta do Brasil, e acabei de ser eliminado sem ganhar sequer uma partidinha na categoria Smash 4 Singles, apenas tentem imaginar o quão revoltado estou e o quanto eu não quero conversa com ninguém nesse momento, o texto de hoje é mais sobre como eu enxergo a derrota e a diferença básica entre saber perder e gostar de perder.

Saber perder é o fundamental pra quem leva a competição como profissão, jogadores de esportes tradicionais como futebol convivem com isso todo o dia mas pra quem tem a competição como um hobby isso não é tão fácil quanto parece, às vezes a pessoa só quer ganhar uma partida pra sentir que aproveitou o campeonato ou pra mostrar que está se divertindo, coisas dificeis de demonstrar perdendo seja porque a pessoa não sabe perder ou não goste de perder.

Eu ODEIO perder, eu detesto sair de campeonato sem ganhar nenhuma partida, eu odeio sair de um campeonato sentindo que eu não aproveitei nada, é humilhante, é triste, é frustrante, é estressante. O meu convívio com a competição é grande, organizo torneios, participo de torneios, saber perder pra mim é uma obrigação, parte desse objetivo eu consigo traçando metas bem baixas, não sendo arrogante e nem guloso, não tentando morder mais do que eu consigo, acho que o primeiro passo para aprender a perder é impor limites à si mesmo.

Em troca, gostar de perder eu imagino que ninguém goste, ninguém mesmo! Simplesmente por perder ser um sentimento negativo, uma coisa que ninguém quer, e nesse aspecto eu reconheço ser um zero à esquerda, de novo, quando eu fui eliminado sem ganhar nenhuma eu não queria olhar nos olhos de ninguém ou ia tomar patada, eu tenho muito que aprender sobre auto-controle, e compartilhar com vocês meio que pode ser uma forma coletiva de ajuda.

Anúncios

2 pensamentos sobre “A derrota NÃO me fortalece

  1. Pingback: Uma dose caprichada de sal, por favor! – Super FOG vs.

  2. Pingback: De onde vem minha força de vontade? – Super FOG vs.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s