Dicas para escrever um review

Em um mundo conectado como o nosso, todos procuramos resenhas sobre o que assistir, o que comprar, o que jogar, aonde ir nas férias, etc. Mas será que a pessoa por trás da análise está fazendo direito ou apenas enchendo linguiça? Óbvio, eu sou um escritor amador de reviews de jogos comparado a redatores de revistas e sites especializados que passam dias e noites desbravando cada pixel de cada jogo para escrever uma análise, porém mesmo assim eu posso elucidá-los em como escrever o review ideal, o review que abrange todo o assunto e que deixa claro todos os seus pontos.

Como eu disse no post anterior, minhas duas principais inspirações para escrever reviews são a revista Nintendo World e o youtuber SomecallmeJohnny, por isso a maioria dos meus reviews são de jogos Nintendo e eu tento sempre manter uma linguagem descontraída e direta ao ponto, inclusive o nome deste blog é inspirado na série de reviews do Johnny.

Enfim, as minhas dicas servem para reviews de games, que é sobre o que eu escrevo afinal de contas, mas nada impede de que haja uma adaptação para outros temas. Vamos lá?

1) TERMINE O JOGO: Talvez a informação mais básica de todas, não dá para escrever um review de um jogo se você não desbravá-lo completamente pois muito do seu embasamento deve vir dos momentos que você passou, mesmo que o jogo se mostre ruim ao seu ver terminá-lo continua sendo fundamental para uma resenha bem completa.

2) EVITE PALAVREADO CHULO: Pense que você está escrevendo para todo tipo de pessoa possível, incluindo jornalistas experientes, não vai ter tregua para uso excessivo de palavrões e gírias, profissionalismo é importante se você quiser levar a redação de reviews à sério.

3) SEJA AUTÊNTICO: Mais do que uma medida para prevenção de plágio, a autenticidade da sua escrita é o que fará seu review ser único, com suas opiniões e conclusões. Pegar referências em outros reviews é OK, mas lembre-se de dar o seu toque ou creditar o verdadeiro autor.

4) EVITE O CLUBISMO: Evitar puxar sardinha para uma companhia de jogos ou consoles é fundamental para uma maior imparcialidade em seus textos, seja construtivo em cada elogio ou crítica que seu review conter.

5) RESPEITE A ORTOGRAFIA: Não é só o palavreado chulo que pode arruinar a credibilidade de um review, erros básicos de português podem ser tão ruins quanto.

6) REVISE CADA PARÁGRAFO: Revisar seu texto é imprescindível antes da publicação, dê preferência por rever cada parágrafo procurando por erros ou qualquer informação que pode ser passada de outra forma.

Existem mais dicas para escrever do que essa, tentei sumarizar as que considerei mais importante. Tenha em mente que embora pareça difícil no começo, escrever reviews será divertido como jogar o seu jogo favorito toda vez 🙂 Espero ter lhes ajudado, até mais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s