E-sports, autistas e a reclamona do Flamengo

Aviso para um rant pesado, porque eu vou me estressar e ficar com raiva escrevendo este texto aqui, é um assunto que tem mais a ver com a minha condição mental do que com games.

O Twitter hoje é uma das redes sociais mais badaladas do país, para alguns pode não ter tanto alcance quanto para outros mas ainda assim faz parte da interner, e se está lá pode se tornar viral, contrariando o que muitos dizem a respeito sobre o microblog de 240 caracteres por post. E o escândalo da vez foi exposto pelo Felipe Neto no tweet abaixo.

À princípio eu achei que se tratava de uma qualquer ignorante querendo aparecer, mas a moça, que não merece que eu a chame pelo nome, é conselheira do Flamengo, um dos maiores times de futebol do país e um dos poucos clubes grandes do país a investir nos esportes eletrônicos (vulgo e-sports). A moça em questão debocha de o próprio clube onde ela trabalha dar destaque a um jogador profissional de League of Legends do time ao mesmo tempo em que reclama da falta de destaque ao futebol feminino. Eu podia muito bem interpretar o tweet como “apenas uma mulher BEM ignorante” mas o problema é que ela continuou, ela foi além de se referir aos jogadores como “nerds da pior espécie” e associar games à recusa em praticar atividades físicas, ela engrossou o seu deboche ao afirmar que todos os “nerds da pior espécie” são autistas.

Eu, como um Asperger e jogador competitivo, não podia ficar tão irritado e revoltado com uma ofensa irresponsável dessas, não é mais sobre ignorância sobre games, é sobre preconceito e falta de empatia! É sobre uma criatura BURRA dessas ser permitida de falar e ter acesso à internet, é sobre me fazer lembrar com desdém de pessoas da minha família acharem videogame como um vício, uma fissura, é sobre a BURRICE crônica de em pleno 2019 usar “autista” como deboche, coisa essa que caberia um belo processo por injúria por parte dos responsáveis por um autista de verdade ligado aos e-sports. E essa jumenta ainda tem a audácia, a pachorra, de vir falar que não se arrepende do que disse e da forma como disse com a desculpa de que tem familiares psicanalistas e que ainda pretende reverter toda a retaliação que recebeu em mais esforços para tirar o League of Legends das prioridades do Flamengo, e considerando que além de tudo isso ela como resposta uma imagem sacaneando a falecida vereadora Marielle Franco dá pra se ter uma vaga idéia do quão longe essa pacarana vai chegar.

Eu posso dizer sem medo de falar besteira: os videogames fizeram mais pela minha socialização do que qualquer outra coisa, quero dizer, até antes de Super Smash Bros., que é o meu jogo de competição, eu era um menino muito recluso, não gostava de me misturar com outros seres humanos, não conseguia fazer contato visual nem falar normalmente com outras pessoas, não tinha confiança em ninguém que não fosse os meus pais e dificilmente gostava de sair de casa. Hoje eu frequento eventos de jogos sempre que eu posso, tenho vários amigos com os mesmos interesses que eu, converso bastante com eles, inclusive me despertou desejos aventureiros como o de viajar para outras cidades em outros estados, eu sou uma pessoa mais solta e mais social hoje graças aos videogames. Quando surge uma “ignoranta” dessas falando trolhas sobre algo em que tem zero conhecimento e ainda insulta pessoas portadoras de uma deficiência intelectual grave pra caramba é uma coisa tão nojenta, mas tão nojenta que é impossível exprimir qualquer respeito.

Por fim eu deixo esse vídeo do Izzy Nobre sobre o assunto, o Izzy Nobre que recentemente apresentou uma palestra sobre jogos retrô na Campus Party aborda o assundo de uma forma mais calma que eu abordei, porque foi difícil segurar o estresse aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s