Banjo & Kazooie chegaram ao Smash Bros!

17 anos de sonho e desejo, que resistiram à compra da Rare pela Microsoft em 2002 e perduraram firme por três gerações de Smash Bros., desde sua quase aparição como um troféu em Melee, até que finalmente o impossível se tornou possível!!

Desde que Super Smash Bros. abriu as portas para personagens de outras companhias em Brawl, os fãs não pararam de externalizar seus desejos mais profundos de personagens para o crossover da Nintendo, naquela época a requisição mais popular de todo o mundo era o Sonic, rival de Mario criado pela Sega para concorrer com ele na geração 16-bit, um grito tão ressoante capaz de causar um adiamento no jogo para a sua história inclusão.

Nossa, já faz 11 anos desde esse emblemático trailer… estou ficando velho.

Nesse meio tempo uma nova geração de Smash veio e mais desejos dos fãs foram atendidos, tanto no jogo base quanto no DLC que viera depois, porém o sonho pelo Banjo & Kazooie nunca morrera, e fora reanimado com força total com as mudanças no mercado e com o advento de uma geração onde todos os personagens da série estão juntos e desejos profundos como Ridley e King K. Rool foram atendidos.

Mas por que Banjo & Kazooie? Por que o interesse nessa dupla de urso e pássaro? Por incrível que pareça o primeiro jogo do personagem foi Diddy Kong Racing, o Mario Kart da Rare que se destacava por não se restringir apenas aos karts e também contava com aviões e barcos e um modo história com personagens totalmente dublados (o que para um jogo de N64 era um tremendo feito), sua aparição serviria como propaganda secreta para o novo platformer que a então subsidiária inglesa da Nintendo estava desenvolvendo, Banjo & Kazooie chegou em 1998 e foi considerado um dos melhores jogos do N64 e uma referência nos platformers 3D onde o objetivo era coletar coisas, os collectathons, que fora inaugurado dois anos antes por Super Mario 64 no mesmo console. Ou seja, Banjo marcou uma geração de jovens fãs da Nintendo nos anos 90, não só pelo carisma dos personagens e a identidade única independente da franquia Donkey Kong, mas pela Rare ter dominado o estilo de level design japonês e ter desenvolvido um jogo que ficou popular em todas as partes do mundo incluindo o próprio Japão! Tanto Banjo-Kazooie quanto a sequência Banjo-Tooie e o inusitado Conker’s Bad Fur Day são lembrados com carinho por todo fã da Nintendo mesmo depois da compra para a Microsoft em 2002, carinho esse que não impediu que seus fãs começassem a desejá-lo ainda para Melee, onde ele e outras IPs da Rare quase foram referenciadas.

O que houve nesse período entre 2002 e 2019 com a franquia? Um tremendo hiato até 2008 onde a Microsoft lançou Banjo-Kazooie Nuts & Bolts para Xbox 360 que não era a mesma coisa que os celebres platformers do N64, um tempo depois remasterizações em HD dos jogos do passado chegaram mas nunca houve novidades no âmbito de um jogo novo, apenas alguns cameos aqui e alí, mesmo com a Rare ressucitando Killer Instinct e Battletoads e criando IPs novas como Sea of Thieves, Banjo nunca teve um futuro… até hoje!

Banjo & Kazooie em Smash Bros. vai muito além de um personagem de uma concorrente de hardware entrando no maior crossover dos videogames, além de fazer parte de um armistício entre Nintendo e Microsoft que parte desde o 3DS e passa pelos lançamentos de Minecraft e Cuphead para os sistemas de Kyoto, é um sinal CLARO de como o mercado de videogames está mudando, e hoje em dia crescer juntos é um negócio mais vantajoso para todas as partes do que tentar crescer sozinho. Apenas se lembrem do dia em que esse trailer de Minecraft apareceu no YT da Nintendo.

A mensagem é muito mais profunda do que aparenta, e desse ponto em diante só coisas boas virão para os fãs de ambas as companhias.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s